STARTUPS AGRÍCOLAS
STARTUPS AGRÍCOLAS
Patrice Noeli Fróes Silva
Startups são, em resumo, empresas de inovação tecnológica com custos de manutenção muito baixos mas que conseguem escalonar/crescer muito rápido. Elas nascem da necessidade de solucionar determinado problema de determinado segmento, por exemplo, o Uber que nasceu para resolver problemas de mobilidade urbana. No agronegócio as startups também estão presentes, pois, com pouca gente querendo trabalhar no campo solução do produtor rural é, sem dúvida, investir em tecnologia. Assim, surgiram startups que apresentam soluções a problemas como: escoamento da produção, pesquisa de cotação de insumos, clima, pragas, qualidade do solo, rastreamento de animais e ainda controle de saúde dos animais, etc. Tudo enviado ao produtor em tempo real, ou seja, na palma da sua mão. Enquanto se utiliza dos serviços de uma startup no agro, o produtor economiza em mão de obra, deslocamento, gasto com telefone, etc.
Eis algumas startups que vale a pena conferir:
Agrolavoura.com - Facilita a vida dos produtores rurais prestando serviços de cotação de insumos agrícolas e auxiliando-os a venderem melhor a sua produção agrícola.
Agropixel S.I. - Desenvolvimento de soluções informatizadas para o Agronegócio que incluem agricultura de precisão, fundamentos agronômicos, ferramentas de gestão, geoprocessamento e sensoriamento remoto.
Alpago - Conecta produtores, frigoríficos, corretores e profissionais da área em um só canal. É uma plataforma focada na cadeia produtiva da ovinocultura. Nela os usuários podem publicar suas informações e seus produtos de origem ovina, buscar por compradores ou fornecedores, e solicitar informações adicionais às suas conexões. Com a Alpago é possível encontrar parceiros de negócios em regiões próximas, o que facilita o mapeamento dos produtores pelas indústrias frigoríficas, possibilitando o escoamento de produções fracionadas.
Jetbov - software em nuvem de gestão que se propõe a integrar a cadeia produtiva da pecuária, agregando eficiência na gestão da produção e saúde animal. Público-alvo: pequenos e médios produtores rurais que trabalham especificamente no segmento de pecuária de corte. O software possui recursos que permitem controlar o rebanho de maneira fácil e inteligente, com extração de informações e cálculos importantes para tornar a produção mais eficiente.
Nagro - Marketplace de crédito para o agronegócio que conecta empresários e produtores rurais às mais diversas fontes de crédito para o seu negócio.
NextAgro – startup que facilita a irrigação com pivôs centrais através de uma Estação Meteorológica Inteligente. Os produtores rurais passam a ter acesso, em tempo real, a dados sobre o funcionamento do seu pivô central e dados climáticos. A estação os avisa em caso de cenários meteorológicos propícios a pragas e doenças, além de permitir o acesso ao tempo em sua propriedade e oferecer previsões hiperlocais.
Sensix - A Sensix é uma startup que fornece serviços de levantamento aéreo e processamento e análise de dados para agricultura utilizando drones. Utilizando sensores para identificar nas plantações anomalias específicas, são gerados indicadores precisos que contribuem para a tomada de decisão no manejo da lavoura. Dentre os indicadores, é possível identificar deficiência nutricional, nematóides, ataque de lagartas, ervas daninhas, fungos e falhas no plantio, gerando, em conjunto com técnicas de manejo direcionado, uma economia de insumos de até 30% e aumentando em até 10% a produtividade.
O agronegócio cresce muito a cada ano, mas para se manter em alta precisa estar alinhado com inovações tecnológicas a fim de maximizar a produção com mais economia tanto financeira, quanto de recursos naturais. E é aí que a tecnologia pode ajudar a alavancar a produção.